Blog

ANPD publica regulamento sobre Encarregado de Dados

Foi publicada hoje (17/07) no Diário Oficial a Resolução CD/ANPD Nº 18, de 16 de julho de 2024, que regulamenta a atuação de encarregados de proteção de dados, também conhecidos como DPOs.

O regulamento era aguardado há meses e estabelece regras complementares sobre o processo de definição e indicação do DPO, bem como suas obrigações.

O regulamento prevê que o encarregado pode ser tanto uma pessoa física quanto jurídica, podendo acumular funções e exercer as suas atividades para mais de um agente, desde que seja possível o pleno atendimento de suas atribuições e inexista conflito de interesse (sendo conflito o acúmulo das atividades de DPO com outras que envolvam a tomada de decisões estratégicas).

Todos os controladores (exceto aqueles que se enquadrem na definição de agentes de pequeno porte) deverão indicar um encarregado. Operadores não são obrigados, mas a escolha de um encarregado será considerada política de boas práticas de governança para fins de determinação de sanções.

O CQT Advogados está à disposição das empresas para atuar como encarregado de proteção de dados. Para mais informações, entre em contato conosco.

Posts relacionados

09/12/2025

Daniel Dias é reconhecido pelo Lexology Index: Brazil 2025

[English version below] Nosso sócio, Daniel Dias, foi reconhecido pelo Lexology Index: Brazil 2025, um dos principais guias do […]

Leia mais
09/12/2025

Estamos entre os “Mais Admirados no Análise Advocacia 2026”

[English version below] Temos a alegria de compartilhar que o CQTD Advogados foi incluído no Anuário Análise Advocacia 2026 […]

Leia mais
02/12/2025

Reforma do IRPF e tributação de lucros e dividendos

Na última quinta-feira (27/11), foi promulgada a Lei nº 15.270/2025, originada do Projeto de Lei nº 1.087/2025, que manteve integralmente o […]

Leia mais

Assine nossa Newsletter!

Receba dicas, notícias e insights, direto no seu e-mail!

    Associados