(PT) Blog

STJ decide que Stock Option tem caráter marcantil e não remuneratório

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu ontem (11), por maioria de votos, que as stock options possuem natureza mercantil e não remuneratória. Com isso, o Imposto de Renda Pessoa Física IRPF será cobrado apenas no momento da venda das ações, quando houver ganho de capital, e não na aquisição das opções de compra.

Essa decisão gera efeitos significativos para o mercado e para as empresas, que utilizam esse benefício para atrair e reter talentos.

Impactos Tributários:
A Receita Federal defendia que as stock options configuravam uma forma de remuneração, sujeita à tributação no momento da compra das ações. Porém, prevaleceu o entendimento do ministro relator, Sérgio Kukina, de que as stock options são contratos mercantis. Assim, o IRPF incidirá somente na venda das ações, quando houver apuração de ganho de capital, com alíquotas variando de 15% a 22,5%, em vez da alíquota progressiva de até 27,5% defendida pelo Fisco.

Impactos para as empresas:
É essencial que as empresas fiquem atentas aos procedimentos de oferta das stock options e ao correto recolhimento de tributos, evitando possíveis riscos jurídicos.

Related posts

02/12/2025

(PT) Reforma do IRPF e tributação de lucros e dividendos

Sorry, this entry is only available in PT.

Read more
24/11/2025

(PT) Cessão de créditos trabalhistas: inovação, segurança jurídica e desafios do mercado

Sorry, this entry is only available in PT.

Read more
07/11/2025

(PT) CQTD no Smart City Expo World Congress 2025

Sorry, this entry is only available in PT.

Read more

(PT) Assine nossa Newsletter!

Sorry, this entry is only available in PT.

    (PT) Associados