(PT) Blog

Decisão sobre Uber traz insegurança jurídica | Pedro Chicarino para Gazeta do Povo

Na última semana, a 4ª Vara do Trabalho de São Paulo, condenou a Uber a pagar R$ 1 bilhão por danos morais coletivos e ainda determinou que a plataforma reconheça vínculo empregatício de todos os motoristas, sob pena de R$10 mil para cada trabalhador não registrado.

Pedro Chicarino, sócio do CQT Advogados e especialista em Direito do Trabalho, concedeu entrevista à Gazeta do Povo para comentar sobre o assunto. De acordo com o advogado, esta decisão é temerária, fora da realidade do atual mercado de trabalho e pode se estender a outras plataformas virtuais.

Chicarino afirma que a Reforma Trabalhista e a Lei de Terceirização trouxeram avanços, entretanto, algumas adequações ainda são necessárias. Para ele, a sentença traz entendimento equivocado ao enxergar o critério de subordinação, necessário para o reconhecimento de vínculo e atrela este novo modelo de trabalho com a CLT.

O especialista acredita que a decisão pode ser revertida, mas aumenta a insegurança jurídica e pode afastar novos investimentos no país.

Acesse a entrevista na íntegra aqui.

Related posts

02/12/2025

(PT) Reforma do IRPF e tributação de lucros e dividendos

Sorry, this entry is only available in PT.

Read more
24/11/2025

(PT) Cessão de créditos trabalhistas: inovação, segurança jurídica e desafios do mercado

Sorry, this entry is only available in PT.

Read more
07/11/2025

(PT) CQTD no Smart City Expo World Congress 2025

Sorry, this entry is only available in PT.

Read more

(PT) Assine nossa Newsletter!

Sorry, this entry is only available in PT.

    (PT) Associados