(PT) Blog

Câmara dos Deputados aprova benefício fiscal em favor do setor de turismo

Essa é uma notícia positiva para as empresas do setor de turismo e, também, para brasileiros em viagem internacional.

O Poder Legislativo Federal avançou mais um passo na concessão de benefício fiscal sobre a remessa de recursos ao exterior, no limite de R$ 20 mil mensais, para cobertura de gastos de brasileiros em viagem internacional. Isso é o que decidiu a Câmara dos Deputados nesta terça-feira (14), ao aprovar a Medida Provisória 1138/2022, sem mudanças em relação ao texto original.

A MP prevê a redução da alíquota de IRRF, nas operações, dos atuais 25% para 6% no período de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2024. Também, a alíquota seria elevada em 1 ponto percentual a cada ano seguinte, para 7% em 2025; 8% em 2026; e 9% em 2027.

“Além reduzir a carga tributária para as famílias e executivos viajantes, a iniciativa deve promover ainda mais a competitividade das empresas brasileiras de turismo, que operam no ambiente digital e enfrentam forte concorrência com sites estrangeiros”, explica nosso sócio Pedro Quaresma.

A medida evita o fechamento de empresas do setor e a demissão de funcionários, pois, permite uma concorrência mais justa entre agências de turismo constituídas no Brasil e empresas on-line, constituídas fora do país e que atuam no mercado nacional pagando apenas 6% de IOF.

Para se tornar realidade, a mudança tributária ainda terá de passar pela aprovação no Senado e, depois, pela sanção presidencial.

Manteremos nossos clientes, empresas e famílias, atualizados sobre como proceder em relação ao tema.

Related posts

02/12/2025

(PT) Reforma do IRPF e tributação de lucros e dividendos

Sorry, this entry is only available in PT.

Read more
24/11/2025

(PT) Cessão de créditos trabalhistas: inovação, segurança jurídica e desafios do mercado

Sorry, this entry is only available in PT.

Read more
07/11/2025

(PT) CQTD no Smart City Expo World Congress 2025

Sorry, this entry is only available in PT.

Read more

(PT) Assine nossa Newsletter!

Sorry, this entry is only available in PT.

    (PT) Associados